Por que isso é importante
Como uma das redes agrícolas líderes mundiais, operamos ao longo da cadeia de abastecimento e podemos garantir que todas as nossas atividades, desde a compra até a entrega, atendam a elevados padrões ambientais.
Nossa abordagem
Adotamos uma abordagem baseada no risco ao adquirir commodities de regiões que possam ter um risco maior de práticas insustentáveis.
Incorporamos as melhores práticas sustentáveis sempre que possível ao longo da cadeia de abastecimento para proteger nossas comunidades e áreas vulneráveis aos danos ambientais.
Apoiamos o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 das Nações Unidas: Consumo e produção responsáveis.
Soja
Temos preocupações contínuas com o desmatamento relacionado à cadeia de abastecimento da soja, especialmente nas regiões da Amazônia e Cerrado do Brasil e no Gran Chaco, Argentina.
A Viterra trabalha com produtores e consumidores para garantir que a crescente demanda global não seja atendida com prejuízo para o meio ambiente.
Desde o início da Moratória em 2006, a produção de soja deixou de contribuído significativamente para o desmatamento na Amazônia.
Como membro da Mesa Redonda sobre Soja Responsável (RTRS), fazemos parte de um esforço conjunto para aumentar a produção de soja e, ao mesmo tempo, reduzir os danos ambientais.
Somos um participante de longa data da Moratória da Soja na Amazônia. Não adquirimos soja em terras desmatadas após 2008 no Bioma Amazônia ou de produtores que não cumpram outros requisitos socioambientais em todo o Brasil. Desde o início da Moratória da Soja na Amazônia em 2006, o desmatamento na Amazônia devido à produção de soja foi reduzido significativamente. Continuamos trabalhando com a indústria, produtores, governos e muitas outras partes interessadas para trazer soluções para o setor a fim de eliminar totalmente o desmatamento de nossas cadeias de abastecimento.
Leia Política de sustentabilidade da soja para a América do Sul.
Algodão
Somos membro da Better Cotton Initiative, que visa tornar a produção global de algodão melhor para as pessoas que o cultivam, para a terra onde ela é cultivada e para o futuro do setor. Ele treina produtores com práticas sustentáveis para reduzir a quantidade de fertilizantes, pesticidas e água que usam. Nosso objetivo é aumentar o volume de algodão produzido de forma sustentável em nossas cadeias de abastecimento.
Biocombustíveis sustentáveis
Estamos entre os principais fornecedores de biocombustíveis sustentáveis. Produzimos biodiesel a partir de colza na Europa e a partir de óleo de soja e bioetanol (de cana-de-açúcar) na América do Sul, todos com Sustentabilidade Internacional e Certificação de Carbono. Também monitoramos nossa infraestrutura e cadeias de abastecimento de perto para garantir que incorporem as mais recentes e melhores práticas sustentáveis.

Por que isso é importante
O crescimento da população mundial e o aumento da riqueza estão criando uma demanda crescente por alimentos e commodities agrícolas. Isso pressiona os produtores para que destinem cada vez mais terras ao uso agrícola.
Nossa abordagem
Para proteger o meio ambiente, acreditamos que essa demanda deve ser atendida com rendimentos mais elevados e cadeias de abastecimento eficientes, em vez de maior uso da terra. Trabalhamos com produtores e fornecedores ao longo de nossas cadeias de abastecimento para erradicar o desmatamento, aumentar a sustentabilidade e proteger florestas com alto estoque de carbono, valiosas áreas de conservação e turfeiras da expansão descontrolada.
Apoiamos o Objetivo 15 de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas: Vida na terra.

Por que isso é importante
Todos os países onde operamos assinaram o Acordo de Paris de novembro de 2016.
Nossa abordagem
Contribuímos para o cumprimento das metas acordadas, garantindo que todas as nossas operações atendam às metas internas e externas. Estamos fazendo isso usando mais energia renovável e reduzindo o consumo de energia direta.
Apoiamos o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 13 das Nações Unidas: Ação climática.
Nosso objetivo é minimizar o impacto de nossas atividades na disponibilidade e qualidade da água e proteger cursos de água e reservatórios.
Por que isso é importante
O setor de agricultura é um grande consumidor de água e a crescente população global está pressionando sobre o uso desse recurso escasso. O impacto nas comunidades, agricultura, biodiversidade e saúde pode ser significativo, especialmente em áreas onde a água já é escassa.
Nossa abordagem
Sempre que possível, estamos minimizando o impacto do uso de água em nossas operações, observando seu uso correto e como nos livramos da água residual. Prestamos atenção especial aos locais em que a água já está sob forte demanda. Não extraímos água em nossas instalações em áreas com escassez de água, conforme indicado pela plataforma Aqueduct do World Resource Institute.
Apoiamos o Objetivo 6 de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas: Água limpa e saneamento.